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Press Release
Cinturato P4
PIRELLI LANÇA O NOVÍSSIMO CINTURATO P4

Desenvolvido com tecnologia, design e materiais de última geração para a categoria passeio, este lançamento de uma das principais marcas de pneumáticos do mundo assegura aos proprietários dos veículos os três requisitos indispensáveis de segurança, dirigibilidade e conforto.

A histórica e mundialmente reconhecida capacitação e experiência da Pirelli em pneus de alta performance, com a presença marcante, através de décadas, como equipamento original de muitos dos principais fabricantes italianos de automóveis super esportivos, a credencia como detentora de recursos tecnológicos sempre avançados e aptos a oferecer os mais significativos resultados a veículos cujo forte é o desempenho.

Nascida na Itália, berço de marcas de reconhecida fama como alguns dos mais velozes, potentes e estáveis carros do mundo, a Pirelli desenvolveu-se na proximidade de marcas e nomes como Ferrari, Lamborghini, Maserati, Alfa Romeo, Lancia e dos protótipos e "concept cars" de studios de design como Pininfarina, Bertone, Giugiaro e Ghia, entre outros.

Mas a Pirelli não restringe o uso de toda esta tecnologia somente a estes veículos de sonho. Ao contrário, ela aproveita o desenvolvimento destes novos conceitos de projetos, destinados aos segmentos top de linha, para entregar também ao usuário dos veículos do dia a dia produtos inovadores e seguros, que é justamente o objetivo com mais este lançamento, o Cinturato P4.

Desde a apresentação do inesquecível Cinturato, um dos mais destacados produtos automotivos dos anos 60, a Pirelli permanece como uma referência de qualidade e desempenho entre os pneus para veículos de passeio. Como decorrência deste desenvolvimento, surgiram os produtos da família P4/P44, de muito sucesso já desde o seu surgimento.

A linha P400, evolução da mesma família de pneus no segmento de velocidade T, para uso até 190 km/h, seguiu esta evolução. Este produto, atualmente no mercado, consolidou-se como sucesso de público, com muitos milhões de unidades vendidas, e até hoje é a referência para o mercado de revenda e de equipamento original.

Agora surge mais um bom momento de avanço e modernidade com a gama Cinturato P4, cujo nome reúne, ao mesmo tempo, a herança de respeito dos famosos Cinturato e das famílias P4/P44 e P400, seus antecessores no mercado.

O MERCADO DO SEGMENTO STANDARD

O parque circulante de veículos da América Latina está estimado em cerca de 40,7 milhões de veículos e a produção anual da industria automotiva está próxima dos 3 milhões e 200 mil veículos, estimativa para 2002. Desse total, 76% é composto por veículos populares, pequenos e veículos médio-pequenos, o chamado segmento standard.

São veículos preferidos por consumidores que premiam sobretudo a economia, a versatilidade e a praticidade no uso diário dos seus veículos.

São usuários de comportamento racional na hora da substituição dos pneus, fortemente influenciados pela marca dos pneus originais, que já equipavam seus veículos quando "Zero Km". Procuram valorizar a segurança, o conforto e a economia, sendo o transporte doméstico e familiar o principal uso que fazem do veículo.

O novo Pirelli Cinturato P4 substituirá, ao longo do tempo, o P400, atualmente o líder neste segmento. O desafio de melhorar e otimizar um produto que ainda é a referência para o mercado e para as montadoras foi amplamente atingido e superado, chegando-se a um produto com um ótimo compromisso de desempenho quando confrontado ao P400.

TECNOLOGIA DE PONTA

Concebido no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da América Latina em conjunto com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Milão, na Itália, e testado ao extremo nos Campos de Provas da Pirelli no Brasil e da Europa, o novo pneu é o mais recente destaque de sua linha de produtos, capaz de desempenhar performance altamente qualificada nas mais variadas condições de uso.

A Pirelli foi pioneira ao lançar, no mercado sul americano, pneus com desenhos de rodagem assimétricos, exclusivos, até então, para pneus da categoria de velocidade H (até 210 km/h), tais como o P77 e o P500 por exemplo. Agora, a Pirelli traz para o segmento standard este conceito de design de banda de rodagem, com o novo Cinturato P4.

Uma das principais características do Cinturato P4 é a assimetria do desenho da banda de rodagem, de nível tecnológico ultra avançado, ou seja, de blocos e sulcos diferenciados para as laterais internas e externas da banda de rodagem. Conforme o momento de solicitação, entram em ação conceitos diferentes de aderência, eliminação de ruídos, drenagem e outros elementos importantes na consolidação do comportamento dinâmico de um pneu de ultima geração.

Com cada área do pneu desempenhando uma função específica, torna-se possível obter melhorias na performance dos veículos nas mais variadas condições de uso. A grande quantidade de combinação de movimentos realizados pelos blocos da banda de rodagem possibilita reação adequada do pneu, auxiliando o controle pleno do veículo de acordo com a solicitação do motorista e das condições de rodagem. A determinação do composto de borracha correto é parte integrante na obtenção dessas características de boa performance.

As intermináveis variações de piso a que são submetidos os pneus de veículos de passeio, além das diferentes concentrações de carga sobre cada um dos pneus, exige deles um número bastante elevado de recursos para não falhar em momentos de precisão.

O lado externo da banda de rodagem do Cinturato P4 possui os blocos dos ombros mais robustos, permitindo que as distorções, quando sob alta solicitação, sejam mais controladas. O desenho do pneu apresenta um bloco longitudinal contínuo, responsável pela maior dirigibilidade e equilíbrio direcional, características que se evidenciam tanto em piso seco como em pisos molhados e derrapantes.

No lado interno, pode ser observada a maior área sulcada, com dois largos sulcos longitudinais que, aliados aos sulcos transversais inclinados permitem maior drenagem com maior velocidade na expulsão d'água. Como resultado efetivo, maior eficiência e segurança em pisos molhados e maior conforto de rodagem.

Na faixa central, em perfeita harmonia com os desenhos dos blocos mais próximos ao ombro, estão os três largos sulcos longitudinais que compõem o sistema de drenagem e de estabilidade direcional do pneu, sempre auxiliados por pequenos cortes, chamados de lamelas, distribuídos de forma homogênea por toda a banda de rodagem. Essas "lamelas" oferecem maior mobilidade aos blocos, ampliam seus movimentos quando sob forte solicitação. A redução dos riscos de aquaplanagem é um dos pontos fortes do novo Cinturato P4 da Pirelli.

Com a maior área sulcada que permite maior capacidade de drenagem e expulsão de água, ocorre a maior segurança em pisos molhados, alcançando ótimos níveis de frenagem e melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo. A sensação de maior controle ao dirigir um veículo equipado como Pirelli Cinturato P4 em pisos molhados é a prova cabal dos avanços obtidos pela empresa em seu desenvolvimento.

A grande quantidade de lamelas distribuídos tecnicamente, por estudos elaborados em computação de geração avançada, elimina grande parte dos efeitos de ruído causado pelo contato do pneu com o solo em qualquer velocidade ou tipo de piso, parte em função também dos compostos utilizados em sua construção. Ao mesmo tempo, conferem um melhor conforto plástico, na medida em que minimizam as irregularidades do piso transmitidas ao veículo.

Outra das características inéditas do Cinturato P4 é a otimização de seu perfil, que amplia e melhora as condições de contato com o solo. Esse efeito é obtido pela tecnologia exclusiva Pirelli de construção. Os principais resultados dessa otimização são a melhor dirigibilidade, estabilidade e regularidade no desgaste, um dos principais fatores de durabilidade de um pneu. Somado ao composto de banda de rodagem empregado, este produto permite ainda obter um bom compromisso de resultados quanto a resistência ao rolamento, ainda que sem o emprego de compostos com altos teores de sílica.

Assim, comparado com o P400, o Cinturato P4 oferece maior dirigibilidade e mais segurança na frenagem, tanto em pisos secos como molhados, melhor estabilidade direcional e aquaplaning e melhor conforto plástico e acústico.

Em termos de estrutura, a Pirelli desenvolveu um perfil do produto otimizado, com cinturas mais leves e carcaça de construção radial de poliester altamente robusta, permitindo obter um pneu leve e ao mesmo tempo seguro e resistente, próprio para as condições das estradas e vias urbanas normalmente encontradas nos países latino americanos.

O pneu possui um design de flancos agressivo e com reforços laterais que permitem suportar melhor impactos e cortes, que somado à banda de rodagem assimétrica, confere ao pneu um visual bonito e arrojado, confirmado por este segmento de consumidores através de pesquisas prévias de satisfação.

Todas estas características vem de encontro aos atuais requisitos dos veículos hoje produzidos pelas casas montadoras, o que tornará o Cinturato P4 um novo produto de referência de mercado.

CINTURATO P4: PONTOS DE DESTAQUE

BANDA DE RODAGEM ASSIMÉTRICA
Permite que cada área da rodagem desempenhe uma função específica, gerando melhorias sensíveis de performance nas mais variadas condições de uso.

RÁPIDA EXPULSÃO DE ÁGUA
Sulcos longitudinais associados a sulcos transversais inclinados que possibilitam maior drenagem e expulsão de água, evitando os riscos de aquaplanagem e garantindo mais segurança em pisos molhados.

MOBILIDADE
Presença de lamelas em toda a banda de rodagem que diminui a geração de ruídos, oferecendo maior absorção da irregularidade dos pisos.

REFORÇO LATERAL
Os flancos do Cinturato P4 possuem reforços laterais que propiciam mais proteção a impactos e cortes, garantindo a regularidade do desgaste e integridade do pneu em velocidades elevadas.

PERFIL DE EQUILÍBRIO OTIMIZADO
Permite melhores condições de contato do pneu com o solo, em todos os tipos de solicitações, garantindo consumo uniforme e grande quilometragem final.

PRONTO PARA O MERCADO
O produto já está sendo fornecido, como equipamento original para os veículos Fiesta da Ford e Corsa da GM, estando em curso homologações também nos veículos deste segmento de outras montadoras, como o Polo e família Gol/Saveiro/Parati da VW, e família Palio da Fiat, além do Ford Ka da Ford, e Celta da GM, dentre outros.

As medidas previstas são 4 na série 80, 2 na série 75, 8 na série 70 e 5 na série 65, perfazendo um total de 19 medidas, grande parte delas já disponíveis e as demais a serem disponibilizadas até janeiro de 2003. Todos os produtos terão o índice de velocidade T, ou seja, até o máximo de 190 km/h.

TABELA DE MEDIDAS*:
Série 65
Série 70
Série 80
175/65R14
165/70R13
145/80R13
175/65R15
165/70R14
155/80R13
185/65R14
175/70R13
165/80R13
205/65R15
175/70R14
175/80R14
185/70R13
185/70R14
195/70R14
205/70R14
* medidas disponíveis no Brasil

A produção atual está sendo feita na fábrica de Campinas no Brasil, e já em vias de serem iniciadas também nas fábricas de Merlo na Argentina e Guacara na Venezuela, permitindo desta forma atingir a todos os mercados latino americanos e aos clientes de equipamento original e revenda.

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Setembro, 2002